Porque elas usam e abusam de letras repetitivas, melodias simples e
positivas - ou seja, poucas notas musicais e sons que inspiram uma
sensação de otimismo no ouvinte. Com essa junção, a canção gruda no
cérebro que nem chiclete. Quem é que não sabe de cor a melodia e a letra
de "Macarena", de Los Del Rio? Ou a ex-sensação do verão, "Festa no
Apê", do Latino? Há muito tempo, a publicidade descobriu que a
simplicidade e a repetição são o caminho para fazer o público decorar
sua mensagem. "Um dos elementos do jingle é justamente a reexecução de
melodia e letra dentro da mesma música", diz o compositor Calique
Ludwig, especialista em mensagens publicitárias musicadas. Mesmo assim,
os especialistas garantem que não existe uma receita infalível para uma
música grudenta - às vezes a tentativa dá certo, às vezes não. Tem algum
jeito de se livrar dessas pragas sonoras? Não existe "antídoto" 100%
confiável, mas há quem diga que a melhor maneira é repetir até o fim a
famigerada canção. Pode funcionar. Então, relembre: "Hoje é festa, lá no
meu apê..."
fonte: mundo estranho
fonte: mundo estranho
Nenhum comentário:
Postar um comentário